terça-feira, 8 de maio de 2018



Começo a ver a Tua luz na medida em que com clareza e dor de coração descubro as minhas misérias.

Não queria que esta dor do coração fosse a pena novamente egoísta de não ter sido eficiente! Queria que fosse a pena de não te ter amado, Senhor. Jesus Cristo, dá-me um arrependimento verdadeiro!

Causas? Basta-me uma: Eu dispenso Deus da minha vida! Já não é só a falta de oração, vista como elemento importante do programa. É o não pôr Deus no que projeto e faço; é o bastar-me a mim mesmo.

Morria de sede e não dava por isso! Senhor, dá-me sede, leva-me a beber às Tuas fontes.

Que esperas de mim, Senhor?

– Nova planificação? Não. Se eu a cumprir já é bom. Ajuda-me a cumpri-la, Senhor! Que eu não caia no erro de realizar sempre as obrigações escolares e administrativas, omitindo quase sistematicamente as pastorais. Não quero ser escravo do programa, Senhor, mas quero ser fiel ao dever, que é a minha cruz e a minha oficina de Nazaré, e as minhas estradas da Palestina.

– Mas o principal é centrar a minha vida no Amor. Também vejo hoje que a oração só pela oração, não me basta. Preciso de rezar? Preciso sobretudo de Te encontrar, ó Pai, de Te amar! De me abrir à Tua ação. Por isso é que quero e preciso de rezar.

Centrar a minha vida: são para mim conselho de Deus as palavras do Concílio: «Esta unidade de vida não pode ser realizada com a ordenação meramente externa dos trabalhos do seu ministério, nem só com a prática dos exercícios de piedade, embora ambas as coisas para isso contribuam, favoravelmente. Podem, porém, os sacerdotes realizá-la seguindo (…) o exemplo de Cristo, cujo alimento era fazer a vontade daquele que O enviou para efetuar a sua obra» .

Os sacerdotes alcançarão a unidade unindo-se a Cristo, no conhecimento da vontade do Pai e na doação de si mesmos pelo trabalho que lhes foi confiado.

Senhor, resta-me agradecer o insucesso do Francês. Foi um insucesso, mas foi um sinal. Obrigado por ele, Senhor.

E já que fizeste este favor – o de saber ler o sinal – faz-me um outro favor, ó Jesus: ajuda-me, nesta Quaresma, a ser coerente com o que hoje vi, a centrar a minha vida, contigo, na vontade do Pai.

Converte-me Senhor
D. Albino Cleto
In "Reflexões espirituais e pastorais"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vê que interessante a quantidade dos nossos antepassados: Pais: 2 Avós: 4 Bisavós: 8 Trisavós: 16 Tetravós: 32 Pentavós: 64 Hexavós: 128 Hep...