segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Bíblias para todos os gostos











"Pus-me a circular por uma livraria só pela curiosidade de ver quantas bíblias iria conseguir encontrar. Tenho a certeza que não as vi todas, mas estas, pelo menos, passaram-me pelas mãos: a Bíblia da Vela, a Bíblia da Cozinha Oriental, a Bíblia dos carros de luxo, a Bíblia do Sexo Tântrico, a Bíblia do Prazer, a Bíblia do Benfica, a Bíblia do Sporting, a Bíblia do FCP, a Bíblia do Café, a Bíblia de Paris, a Bíblia de Londres, a Bíblia do Fado, a Bíblia do Marisco.

Isto mostra bem o que se tornou a Bíblia na cultura ocidental. O facto de chamar a todos estes manuais “Bíblia” revela como na cultura ocidental a Bíblia é vista como um Manual da Religião, o apanhado organizado de todas as coisas que é preciso fazer e saber para ser religioso. O que é agora notório nas estantes das livrarias está há séculos presente na mentalidade da cristandade ocidental.

Já escrevi tanto aqui no estaminé sobre a Bíblia que não vos maço agora com grandes reflexões. Mas dá-me pena – e experimento-o quotidianamente em missão por aí – que a Escritura Bíblica não seja conhecida nem usada como uma Grande História cheia de histórias e estórias que se entretecem numa Narrativa cheia de Sentido, povoada de espelhos e sinais apontadores, aprendizagens e pecado, esperanças e tentações. A Bíblia como Manual faz mal à Fé. Mas esta é uma mentalidade delicada de afrontar, como tenho experimentado amiúde. A Bíblia lida à letra dá uma palavra mal-dita que, muitas vezes, depois se diz ser “palavra de Deus”.

Rui Santiago

1 comentário:

  1. "Mas dá-me pena – e experimento-o quotidianamente em missão por aí – que a Escritura Bíblica não seja conhecida nem usada como uma Grande História cheia de histórias e estórias que se entretecem numa Narrativa cheia de Sentido, povoada de espelhos e sinais apontadores, aprendizagens e pecado, esperanças e tentações.."

    Como me revejo nestas palavras..
    Também eu gostava muito que a Bíblia fosse e significasse para todos nós um Encontro mais certo (coerente) na nossa vida, porque num maior comprometimento.

    Mas para isso não chega um de nós.
    Temos de ser mais a querer que os dias sejam melhores. E não só para nós. Mas para outros Irmãos que connosco se cruzam nos dias, nas horas, em muitos momentos.

    Comprometermo-nos sériamente na aprendizagem do Perdão e em darmos um Abraço.
    Será porventura pouco, mas será sempre um bom começo, numa esperança que importa persevere em cada um de nós.

    Vou por aí..

    dulce ac

    ResponderEliminar

Vê que interessante a quantidade dos nossos antepassados: Pais: 2 Avós: 4 Bisavós: 8 Trisavós: 16 Tetravós: 32 Pentavós: 64 Hexavós: 128 Hep...