quinta-feira, 3 de março de 2011

Discurso do Rei



"Fui ver pela segunda vez o Discurso do Rei. Já não via filmes no cinema duas vezes, desde que era pequenina e arrastava os meus pais para os filmes da Disney, que eles já sabiam de cor. Claro que há filmes que repito, mas ir duas vezes ao cinema ver o mesmo filme, é raro.

Há filmes que nos tocam, como diria Alexandre O'neill a propósito de palavras, como se tivessem boca. Este filme arrepiou-me da primeira vez e, na segunda, continuou a mexer comigo.

Se tivesse que o resumir, que não posso, já sem focar a excelente performance dos actores principais, diria que este filme vai muito além de uma mera biografia do Rei Jorge VI. Diria que representa o bloqueio que, tantas vezes, o medo assume nas nossas vidas assustadas. E que uma pessoa que confie em nós e que nos mostre como somos maiores do que imaginamos, pode determinar uma grande vitória. Vi perseverança, luta contra as falhas e como isso pode ser tão difícil, uma vez que afecta várias camadas de nós.

Eu tinha medo de falar em público. Não imaginam o que me assustava ver pessoas a olhar para mim, à espera que proferisse qualquer coisa sábia e eloquente. O meu cérebro escapulia-se para todos os sítios, menos para onde devia. E as pessoas interrogavam-me com olhares sérios.A minha barriga revirava-se ainda mais, as mãos suavam e os pés inquietavam-se. Hoje já o faço e, posso dizer que, até o faço bem. No entanto, foi uma guerra bem fria. Implicou terapias radicais. E muita caça às bruxas. Não imaginam as figuras que, ainda hoje, faço no carro antes das apresentações, sob os olhares atentos de outros condutores. Adaptei os meus métodos.

Tenho um Professor que afirma que os talentos não são inatos. Somos nós que decidimos o que queremos e lutamos para o conseguir.

O Discurso do Rei tem, para mim, tudo isto na sua essência: Os discursos que nos põem à prova diariamente, e que desafiam os nossos limites, que não são mais do que os nossos discursos da vida".

Mia
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vê que interessante a quantidade dos nossos antepassados: Pais: 2 Avós: 4 Bisavós: 8 Trisavós: 16 Tetravós: 32 Pentavós: 64 Hexavós: 128 Hep...