terça-feira, 16 de março de 2010

Semana com Cristo Sacerdote

A imagem peregrina de Cristo sacerdote, o Bom Pastor, visitou São Julião da Barra de 27 de Fevereiro a 7 de Março de 2010.

Durante uma semana esta imagem marcou o ritmo e a vivência da paróquia em tantas e tantas experiências comunitárias de vida espiritual e pastoral muito fortes.

Foram verdadeiros momentos de Deus e com Deus que nos uniram ainda mais na alegria de sermos Igreja. E muitos foram os que os presenciaram!

Foram momentos de Deus e com Deus ver jovens e menos jovens, de mãos dadas, empenhados em receber Aquele que é o Bom Pastor!

Foram momentos de Deus e com Deus saber o empenho e dedicação com que a nossa comunidade preparou a Sua visita! São momentos de Deus e com Deus os cânticos entoados, as salvas de palmas, os sorrisos, os abraços, a mão que acena, as lágrimas derramadas, as visitas individuais, as preces escondidas, os corações que lá no fundo agradecem ao Cristo Bom Pastor a Sua presença entre nós!

A imagem prossegue o seu caminho mas continuemos a viver este Ano Sacerdotal, aprofundando a nossa consciência de povo que se oferece em oblação ao Senhor, de povo que dá graças pelos seus sacerdotes, e de povo que implora ao Senhor novas e santas vocações sacerdotais.

A todos os que procuraram estar presentes e colaborar ao seu jeito um enorme bem haja. Que Deus a todos abençõe e recompense.
.

8 comentários:

  1. Venho pedir ajuda: estou a preparar a Missa com crianças para domingo dia 21.3.10 e agradecia que me dissesse quais as leituras e Evangelho do próximo domingo. Estou num local onde não tenho o meu material de apoio e na página do secretariado da minha paróquia ainda não está actualizado e eu não tenho muito tempo para preparar tudo.
    SOS em nome de Jesus .Obrigada.
    Graça

    ResponderEliminar
  2. "São momentos de Deus e com Deus os cânticos entoados, as salvas de palmas, os sorrisos, os abraços, a mão que acena, as lágrimas derramadas, as visitas individuais, as preces escondidas, os corações que lá no fundo agradecem ao Cristo Bom Pastor a Sua presença entre nós"

    Padre Nuno,
    Olá..!

    Escreveu: E disse tudo.
    Faltavam as imagens elucidativas do que disse...

    E aqui estão..
    Muito giro o vídeo..!!
    (Imagens e musica)

    Obrigado!
    dulce

    ResponderEliminar
  3. Dulce,
    "Há coisas que só se vêem com o coração"

    ResponderEliminar
  4. Graça:

    É muito fácil. Encontra toda a informação no site www.liturgia.pt Basta escolher a data e encontra logo!

    ResponderEliminar
  5. Tem toda a razão Padre Nuno.
    Há coisas que não se vêem doutro jeito
    e só as conseguimos alcançar com um Sentir forte e profundo de muita ternura, de grande cúmplicidade.
    É bem verdade.

    ResponderEliminar
  6. A propósito do que disse Padre Nuno, ainda hoje falava com a minha filha sobre o livro do "Principezinho", que está a ler na Escola, e pela conversa que tivémos conclui que era um livro que talvez não fosse bem para a sua idade, 12 anos, mas agora, depois de pensar melhor,também pelo que escreveu, penso que á apropriado, temos é de explicar... amanhã vou explicar-lhe, e vou dar-lhe a ler o excerto do diálogo da raposa com o principezinho, que é maravilhoso e por demais elucidativo:

    "(...)
    Adeus, disse a raposa. Vou-te contar o tal segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos...
    O essencial é invisível para os olhos – repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer.
    - Foi o tempo que tu perdeste com a tua rosa que tornou a tua rosa tão importante.
    - Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa... Repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer.
    (...)"

    (Excerto de "O Principezinho", de Antoine de Saint-Exupéry)

    dulce

    ResponderEliminar
  7. Obrigado eu Padre Nuno.
    Já tive hoje a conversa com a minha filha sobre o criarmos "laços", sobre o essencial que nem sempre é visível ao nosso olhar... e foi uma boa conversa e o Padre Nuno ajudou-me muito com a sua observação. Não nos podemos distrair, impõe-se que estejamos atentos e presentes nomeadamente no dialogarmos sobre os assuntos.
    Thanks!
    Abraçinhos cá de casa.

    dulce

    ResponderEliminar

Vê que interessante a quantidade dos nossos antepassados: Pais: 2 Avós: 4 Bisavós: 8 Trisavós: 16 Tetravós: 32 Pentavós: 64 Hexavós: 128 Hep...