quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Por mais estranho e misterioso que pareça



Na festa da Epifania, ouvimos o relato fantástico da visita dos Magos, vindos do Oriente, guiados por uma estrela até à Gruta de Belém.

Sabiamente, a Igreja propõe-nos neste dia um trecho de São Paulo na sua Carta aos Efésios que nos centra no essencial da mensagem evangélica: Cristo veio ao Mundo para salvar todos os homens.

Ninguém fica de fora deste Amor salvador: judeus ou não judeus, Ateus e agnósticos, a todos Deus propõe Cristo Como o Caminho, a Verdade e a Vida.

Mas, afinal o que é que esta verdade teológica tem a ver com a minha vida?

É que se Ele veio para todos é porque Ele a todos quer fazer chegar esta notícia, ou seja, Deus quer-Se encontrar com cada homem, seja qual for o seu credo ou condição.

E por mais estranho e misterioso que me pareça: o seu método é o homem. O mesmo é dizer, o seu caminho, o seu instrumento, sou eu…

Eu, tal como sou: frágil na fé, fraco na esperança e avaro na caridade. Eu, hesitante no caminho e distraído pelo efémero. Eu, obviamente pecador… mas certo de que Ele pode o que eu não posso.

O desafio parece então claro: viver manifestando Cristo na minha vida. Viver sem ocultar as razões porque abraço o que tenho que fazer. Se «Cristo é tudo em todos» e «Deus é tudo em tudo», então nada há que me aconteça que não tenha um sentido e um significado para a minha vida e para o meu destino.

Vigilante e atento, para não cair na tentação de atrair sobre mim as atenções, pois mais não devo ser que reflexo fugaz de um brilho maior.

Rui Corrêa d'Oliveira
.

2 comentários:

  1. FAÇA SEU SITE OU BLOG TRABALHAR PARA VOCÊ!

    - Ganhe 10,00só por se cadastrar!
    - Ganhe 25% de comissão por cada curso vendido!
    - Ganhe 30% do que seus afiliados ganharem!

    COMECE A GANHAR POR AQUILO QUE VOCÊ FARIA DE GRAÇA!

    CADASTRE-SE AGORA http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao8802&id=9112&url=afiliados

    SAIBA COMO TER SUA CASA PRÓPRIA:

    http://chegouminhacasa.blogspot.com

    SAIBA COMO DIVULGAR E RENTABILIZAR SEU SITE OU BLOG:

    http://divulgaremunerado.blogspot.com

    OUÇA A VOZ DE DEUS:

    http://impactoscariri.blgspot.com

    ResponderEliminar
  2. Padre Nuno:

    Muito obrigado por ter publicado este texto (de Rui Corrêa d'Oliveira) que considero muito bem conseguido e muito interessante. Chamou-me a atenção a última frase:
    «Vigilante e atento, para não cair na tentação de atrair sobre mim as atenções, pois mais não devo ser que reflexo fugaz de um brilho maior.»
    Na sequência desta sua publicação, lancei uma pesquisa na net e encontrei o seguinte texto que gostaria de partilhar:

    «De todas as paixões, a que mais se esconde, é a vaidade; e se esconde de tal sorte, que a si mesma se oculta, e ignora: ainda as acções mais pias nascem muitas vezes de uma vaidade mística, que quem a tem, não a conhece, nem distingue: a satisfação própria, que a alma recebe, é como um espelho em que nos vemos superiores aos mais homens pelo bem que obramos, e nisso consiste a vaidade de obrar bem.»
    (in "Reflexões sobre a vaidade dos homens" de Matias Aires)

    ver
    http://pt.wikisource.org/wiki/Reflex%C3%B5es_sobre_a_Vaidade_dos_Homens/III

    Muito obrigado aos 3 (Nuno, Rui e Matias)
    e também a Deus pela Graça que vos concedeu,
    Manuel Filipe Santos.

    ResponderEliminar

Vê que interessante a quantidade dos nossos antepassados: Pais: 2 Avós: 4 Bisavós: 8 Trisavós: 16 Tetravós: 32 Pentavós: 64 Hexavós: 128 Hep...