sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O Cristo do sorriso



Celebrámos ontem a memória de São Francisco Xavier, padroeiro das Missões, um homem cuja vida ficou marcada por uma desmedida dedicação aos outros, sobretudo aos pobres e doentes, testemunhando com a sua vida humilde e dedicada a BONDADE, a PAZ e a ALEGRIA do EVANGELHO.

Esta alegria brotou da intimidade de Jesus. Na imagem vemos o CRISTO «de la SONRISA», que muitas vezes contemplou Xavier e que muitas vezes Xavier contemplou. O Cristo daquele sorriso gravou-se no coração e nos lábios de Xavier, tomou conta dele, configurou-se nele, transvasou dele.

São, na verdade, muitas as testemunhas que descrevem Xavier «com a boca sempre cheia de riso e da graça de Deus».

Esse SORRISO nos lábios do Crucificado e de Xavier é outro impressionante desafio para nós. Na verdade, que EVANGELHO podemos nós viver e testemunhar sem CRISTO, sem CONFIANÇA e ALEGRIA?

Obrigado, amigo Francisco. Celebrarei gozosamente a tua Festa. Mas confesso que me sentirei muito mais FELIZ quando a nossa Igreja viver com ALEGRIA essa PAIXÃO de AMOR que tu viveste pelo CRISTO e pelos teus IRMÃOS.

E se aprendêssemos todos essa tua cumplicidade com CRISTO?!
António Couto
.

1 comentário:

  1. "Obrigado, amigo Francisco. Celebrarei gozosamente a tua Festa. Mas confesso que me sentirei muito mais FELIZ quando a nossa Igreja viver com ALEGRIA essa PAIXÃO de AMOR que tu viveste pelo CRISTO e pelos teus IRMÃOS."

    Imagem belíssima de Cristo,
    O CRISTO «de la SONRISA»,

    Sejamo-lo à Sua Imagem: Cúmplices na Confiança e na Alegria nesse Amor que nos implica e importa vivamos hoje!

    E sim sentirmo-nos-emos cúmplices nessa reflectida renovada felicidade, com todos os nossos Irmãos!

    dulce ac

    ResponderEliminar

Vê que interessante a quantidade dos nossos antepassados: Pais: 2 Avós: 4 Bisavós: 8 Trisavós: 16 Tetravós: 32 Pentavós: 64 Hexavós: 128 Hep...