quinta-feira, 24 de março de 2016

Embora seja noite.


«Bem eu sei a fonte que mana e corre,
Embora seja noite.

Aquela eterna fonte não a vê ninguém
E bem sei onde é e donde vem,
Embora seja noite.

Não sei a fonte dela, que não há,
Mas sei que toda a fonte vem de lá,
Embora seja noite.

Não pode haver, eu sei, coisa tão bela
E céus e terra beleza bebem dela,
Embora seja noite.

Porque não pode ali o fundo achar,
Eu sei que ninguém a pode atravessar,
Embora seja noite.

A claridade sua não escurece
E sei que toda a luz dela amanhece,
Embora seja noite.

Tão caudalosas são suas correntes
Que regam céus, infernos e as gentes,
Embora seja noite.

E desta fonte nasce uma corrente 
E bem sei eu que é forte e omnipotente, 
Embora seja noite. 

E das duas a corrente que procede 
Sei que nenhuma delas a precede, 
Embora seja noite. 

E esta eterna fonte está escondida 
Em este vivo pão a dar-nos vida, 
Embora seja noite. 

Aqui está a chamar as criaturas 
Que bebem desta água, e às escuras, 
Porque é de noite. 

Esta viva fonte que desejo, 
Em este pão de vida, aí a vejo, 
Embora de noite.» 

S. João da Cruz | 1542 - 1591 
Poesias. A Fonte 
Senhor, 
a Fonte é a Eucaristia 
que me dás para meu alimento 
e para me comunicares a Tua Vida. 
Enche o meu coração desta Vida 
e concede-me a graça 
de ser também pão 
para os meus irmãos. 
Assim seja.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vê que interessante a quantidade dos nossos antepassados: Pais: 2 Avós: 4 Bisavós: 8 Trisavós: 16 Tetravós: 32 Pentavós: 64 Hexavós: 128 Hep...