terça-feira, 2 de junho de 2015

Buscar-te-ás em Mim



Alma, busca-te em Mim
E a Mim busca-Me em ti.

Tão fielmente pôde o Amor
Alma, em Mim, te retratar
Como nenhum sábio pintor
Tua imagem figurar.

Foste, por amor, criada
Formosa, bela e assim
Dentro do meu ser pintada.
Se te perderes, minha amada,
Alma, procura-te em Mim.

Porque Eu sei que te acharás
Em meu peito retratada,
Tão ao vivo figurada
Que ao ver-te folgarás
Por te veres tão bem pintada.

E se acaso não souberes
Em que lugar Me perdi,
Não andes dali para aqui
Porque se encontrar Me quiseres
A Mim Me acharás em ti!

Em ti, que és meu aposento
És minha casa e morada,
Aí busco a cada momento
Em que do teu pensamento
Encontro a porta fechada.

Só em ti há que buscar-Me,
Que de ti nunca fugi;
Nada mais do que chamar-Me
E logo irei, sem tardar-Me,
E a Mim Me acharás em ti!

Santa Teresa de Ávila (1515-1582), carmelita descalça, doutora da Igreja 
Poesias, nº 8: «Alma, buscar-te-ás em Mim» 
«De quem é esta imagem?»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vê que interessante a quantidade dos nossos antepassados: Pais: 2 Avós: 4 Bisavós: 8 Trisavós: 16 Tetravós: 32 Pentavós: 64 Hexavós: 128 Hep...