sábado, 8 de setembro de 2012

Hoje é o dia de anos de Nossa Senhora






















O nascimento de Maria desde há muito tempo foi tratado com enorme devoção e representado com muita ternura como podemos ver neste fresco medieval.

O Evangelho apócrifo de Nossa Senhora traduzido do hebreu por S. Jerónimo no século IV fala-nos assim da Mãe do Senhor:

"A bem-aventurada e gloriosa sempre virgem Maria, de ascendência real e da família de David, nasceu na cidade de Nazaré e foi trazida a Jerusalém ao templo do Senhor. O seu pai chamava-se Joaquim e a sua mãe Ana. A casa do seu pai era da Galileia e da cidade de Nazaré, mas a família de sua mãe era de Belém. A vida de seus pais era isenta de malícia e agradável ao Senhor e irrepreensível e piedosa perante os homens. Dividiam o que tinham em três partes. Uma parte gastavam no templo e para os servos do templo, outra distribuíam pelos estrangeiros e pobres e a terceira reservavam para si e para as necessidades da família. Assim, queridos por Deus, amáveis para os homens, durante cerca de vinte anos viveram na sua própria casa um casamento casto, sem terem filhos. Todavia fizeram o voto de, na eventualidade de Deus lhes dar um descendente, entregá-lo-iam ao serviço do Senhor; à conta deste voto, costumavam visitar o templo do Senhor em cada festa durante o ano."

Podem lê-lo aqui: Evangelho da Natividade de Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vê que interessante a quantidade dos nossos antepassados: Pais: 2 Avós: 4 Bisavós: 8 Trisavós: 16 Tetravós: 32 Pentavós: 64 Hexavós: 128 Hep...