quinta-feira, 21 de junho de 2012

E se por cá houvesse disto?


Quem o vê ao volante do seu Volkswagen azul, com as rodas sujas de lama, estranhará que lhe digam que aquele é José “Pepe” Mujica, presidente do Uruguai desde 29 de Novembro de 2009. Apesar do cargo de mais alto magistrado daquele país da América do Sul, continua a manter o mesmo estilo de vida modesto. Tanto que foi eleito “o presidente mais pobre do mundo”.
Nas deslocações oficiais usa um Chevrolet Corsa, vive na mesma moradia de uma área residencial de classe média nos arredores de Montevideu e usa as mesmas roupas dos seus tempos pré-presidenciais.

Doa 90% do seu salário de quase 10 mil euros a pequenas empresas e organizações não-governamentais. A sua mulher, a senadora Lucía Topolansky, faz o mesmo. O que significa que o casal presidencial vive com pouco mais de mil euros por mês (cerca de 25,824 pesos uruguaios). Apesar disso, não tem conta bancária, nem dívidas.

“Este dinheiro chega, e tem que chegar porque há outros uruguaios que vivem com menos”, disse o presidente de 78 anos numa entrevista.

A pensar neles deu ordens para que a residência oficial em Montevideu esteja disponível para receber os sem-abrigo durante o Inverno. E todos os edifícios públicos abandonados poderão em breve transformar-se em resiênciais para os mais pobres.

in Sábado

1 comentário:

Vê que interessante a quantidade dos nossos antepassados: Pais: 2 Avós: 4 Bisavós: 8 Trisavós: 16 Tetravós: 32 Pentavós: 64 Hexavós: 128 Hep...