sexta-feira, 7 de maio de 2010

Amar a Deus e ao próximo




«É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei. Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. (...) É isto o que vos mando: que vos ameis uns aos outros.» (cf. Jo 15,12-17)

Quanto mais unidos estamos ao próximo, mais unidos estamos a Deus. Pensai num círculo traçado no chão, isto é, numa linha feita com um compasso, a partir de um centro; ao meio do círculo chama-se justamente centro. Imaginai que este círculo é o mundo, que o centro é Deus, e os raios são as diferentes vias ou maneiras de viver dos homens. Quando os santos, desejando aproximar-se de Deus, se dirigem para o meio do círculo, na medida em que penetram no seu interior, aproximam-se uns dos outros ao mesmo tempo que se aproximam de Deus. Quanto mais se aproximam de Deus, mais se aproximam uns dos outros; e, quanto mais se aproximam uns dos outros, mais se aproximam de Deus.

E compreendeis que o mesmo acontece em sentido inverso, quando as pessoas se afastam de Deus para se retirar para o exterior; é então evidente que, quanto mais se afastam de Deus, mais se afastam uns dos outros, e, quanto mais se afastam uns dos outros, mais se afastam também de Deus.

Tal é a natureza da caridade. Na medida em que estamos no exterior e não amamos a Deus, nessa medida, distanciamo-nos do próximo. Mas, se amamos a Deus, quanto mais nos aproximamos Dele pela caridade, tanto mais comunicamos a caridade ao próximo; e, quanto mais unidos estamos ao próximo, mais unidos estamos a Deus.

Doroteu de Gaza (c.500-?), monge na Palestina
Instruções, VI, 76-78 (a partir da trad. SC 92, p. 281-287)
.

1 comentário:

  1. UM CORAÇÃO ÁVIDO DE TERNURA AMIGA

    "...e, quanto mais unidos estamos ao próximo, mais unidos estamos a Deus"

    este texto é belíssimo
    de grande simplicidade
    de verdade na nossa desejada aproximação a Deus, mais do que só com palavras...
    que o seja com actos de genuína caridade
    de grande ternura junto de outros Irmãos
    estando e ajudando
    permanecendo amando


    "A verdadeira caridade surge espontaneamente de um coração ávido de ternura amiga, antes mesmo de qualquer pedido
    Ela é aquela pessoa que dá, não fortuitamente, mas constantemente"

    dulce ac

    ResponderEliminar

Vê que interessante a quantidade dos nossos antepassados: Pais: 2 Avós: 4 Bisavós: 8 Trisavós: 16 Tetravós: 32 Pentavós: 64 Hexavós: 128 Hep...