terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Os dez mandamentos de João XXIII



1º - Hoje, precisamente hoje, procurarei viver o presente, sem querer resolver todos os problemas da minha vida, inteiramente e de uma só vez!

2º - Hoje, precisamente hoje, terei o máximo cuidado pelo meu aspecto: vestirei com sobriedade; não levantarei a voz; serei gentil nos modos; a ninguém criticarei; não pretenderei melhorar ou disciplinar alguém, a não ser a mim mesmo!

3º - Hoje, precisamente hoje, serei feliz, na certeza de que fui criado para ser feliz não só no outro mundo, mas também neste!

4º - Hoje precisamente hoje, adaptar-me-ei às circunstâncias, sem pretender que as circunstâncias se adaptem aos meus desejos.

5º - Hoje, precisamente hoje, dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando que assim como o alimento é necessário para a vida do corpo, também a boa leitura é necessária para a vida da alma!

6º - Hoje, precisamente hoje, realizarei uma boa ação e não o direi a ninguém.

7º - Hoje, precisamente hoje, farei algo que não gosto de fazer, e se me sentir ofendido nos meus sentimentos, farei de modo que ninguém o perceba.

8º - Hoje, precisamente hoje, organizarei um programa: talvez não o siga exatamente, mas organizá-lo-ei. E tomarei cuidado com dois defeitos: a pressa e a indecisão.

9º - Hoje, precisamente hoje, acreditarei firmemente, não obstante as aparências, que a boa providência de Deus se ocupa de mim, como de mais ninguém no mundo.

10º - Hoje, precisamente hoje, não temerei. De modo particular, não terei medo de desfrutar do que é belo e de acreditar na bondade!
.

2 comentários:

  1. PADRE NUNO


    Querido Amigo,

    Hoje, precisamente hoje, dou-Lhe aqui as Boas Festas e ainda que todos o fiquem a saber!

    Um Grande Abraço Amigo


    Jaime Latino Ferreira
    Estoril, 23 de Dezembro de 2009

    ResponderEliminar
  2. Padre Nuno:

    Muito obrigado
    por tão lindos "mandamentos"!
    Também eu hoje lhe dedico, e na sua pessoa a toda a comunidade, um pequeno texto
    que hoje enviei aos meus amigos:

    Uma Palavra

    Neste Natal de 2009
    Aos meus amigos quero deixar
    Uma Palavra que comove
    E a todos possa alegrar

    Essa Palavra é JESUS
    E a todos quero lembrar
    Que é já depois de amanhã
    Que a vamos comemorar

    Que possa este Natal ser
    Para todos um sinal
    De como é bom viver
    E Amar, fundamental

    De tanta prenda no mundo
    É bom nunca esquecer
    Que o melhor que há, no fundo,
    É ter sempre Tempo, para oferecer

    Santo Natal,
    Manuel Filipe Santos.

    in http://makeitabetterplaceforus.blogspot.com/2009/12/uma-palavra.html

    ResponderEliminar

Vê que interessante a quantidade dos nossos antepassados: Pais: 2 Avós: 4 Bisavós: 8 Trisavós: 16 Tetravós: 32 Pentavós: 64 Hexavós: 128 Hep...