quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Gestão do fósforo



Um fósforo, um bombom, uma xícara de café e um jornal:
Estes quatro elementos fazem parte de uma das melhores histórias sobre atendimento que conhecemos.

Um homem estava a conduzir há horas e, cansado da estrada, resolveu procurar um hotel ou uma pousada para descansar.
Em poucos minutos, avistou um letreiro luminoso com o nome: Hotel Venetia.

Quando chegou à recepção, o hall do hotel estava iluminado com luz suave.
Atrás do balcão, a recepcionista de rosto alegre saudou-o amavelmente:

" - Bem-vindo ao Venetia! "
Três minutos após essa saudação, o hóspede já se encontrava confortavelmente instalado no seu quarto e impressionado com os procedimentos: tudo muito rápido e prático.
No quarto, uma discreta opulência: uma cama, impecavelmente limpa, uma lareira, um fósforo apropriado em posição perfeitamente alinhada sobre a lareira, para ser riscado.
Era demais!

Aquele homem que queria um quarto apenas para passar a noite começou a pensar que estava com sorte.
Mudou de roupa para o jantar (a moça da recepção fez o pedido no momento do registro).
A refeição foi tão deliciosa, como tudo o que tinha experimentado, naquele local, até então.
Assinou a conta e retornou para quarto.
Fazia frio e ele estava ansioso pelo fogo da lareira.

Qual não foi a sua surpresa!
Alguém se tinha antecipado, pois tinha um lindo fogo crepitante na lareira.
A cama estava preparada, os travesseiros arrumados e um bombom sobre cada um...
Que noite agradável aquela!

Na manhã seguinte, o hóspede acordou com um estranho borbulhar, vindo do banheiro.
Saiu da cama para investigar. Simplesmente uma cafeteira ligada por um relógio automático, estava a preparar o seu café e, junto um cartão que dizia:

" Sua marca predilecta de café. Bom apetite! "
Era mesmo! Como souberam eles desse detalhe?
De repente, lembrou-se: no jantar perguntaram qual a sua marca preferida de café.
Em seguida, ele ouve um leve toque na porta.
Ao abrir, havia um jornal.

" Mas, como pode?! É o meu jornal! Como adivinharam eles? "
Mais uma vez lembrou-se de quando fez o registrou: a recepcionista perguntou qual jornal preferido.

O cliente deixou o hotel encantando. Feliz pela sorte de ter ficado num lugar tão acolhedor.
Mas, o que esse hotel fizera mesmo de especial?

** Apenas ofereceram um fósforo, um bombom, uma xícara de café e um jornal. **

Nunca se falou tanto na relação empresa-cliente como nos dias de hoje.

Milhões são gastos em planos mirabolantes de marketing e, no entanto, o cliente está cada vez mais insatisfeito mais desconfiado.
Mudamos o layout das lojas, pintamos as prateleiras, trocamos as embalagens, mas esquecemo-nos das pessoas.

O valor das pequenas coisas conta, e muito.
A valorização do relacionamento com o cliente.
Fazer com que ele perceba que é um parceiro importante!!!

Lembrando que:

** Esta mensagem vale também para nossas relações pessoais enfim pensar no outro como ser humano é sempre uma satisfação para quem doa e para quem recebe.

** Seremos muito mais felizes, pois a verdadeira felicidade está nos gestos mais simples de nosso dia-a-dia que na maioria das vezes passam despercebidos.
Teresa Sousa
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1 comentário:

  1. Olá meu mais novo amigo!!!Fiquei muito feliz ao verificar que está entre os seguidores de meu blog.Obrigada!Sua mãe já havia me passado o seu endereço e eu ainda não tinha vindo aqui.Imperdoável!Agora que cheguei sei que vou gostar muito.

    Seu post é encantador e verdadeiro,estamos esquecendo o valor do dia a dia,dos gestos mais banais e atenciosos,como você ter chegado primeiro ao meu blog.Faça o que eu digo e o que eu faço!

    Um abraço carinhoso!Sonia Regina.

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