do Lat. ciboriu; s. m., a parte mais alta que exteriormente remata ou cobre a cúpula das grandes igrejas ou dos edifícios monumentais. Este blog é, na sua grande maioria, partilha de videos e textos de diversos autores que recebo diariamente. Com a visão dos outros podemos ver mais alto, mais longe...
sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
Ciúme e inveja
Ciúme e inveja são venenos que matam a alegria e a Igreja, afirma papa Francisco
O papa Francisco vincou esta quinta-feira, na missa a que presidiu no Vaticano, que o ciúme, a inveja e as murmurações destroem as relações entre os cristãos e prejudicam a Igreja.
«Uma comunidade cristã, quando sofre – alguns dos seus membros – de inveja, de ciúme, acaba por se dividir: um contra o outro. Este é um veneno forte», afirmou Francisco, citado pela Rádio Vaticano.
A «morte» é o resultado do ciúme e da inveja, tendo sido por esta «que o diabo entrou no mundo», realçou o papa ao referir-se à figura de Caim, que surge nas páginas iniciais do livro do Génesis, o primeiro da Bíblia.
No coração de uma pessoa atingida pelo ciúme e pela inveja ocorrem «duas coisas claríssimas», a começar pelo azedume: «A pessoa invejosa, a pessoa ciumenta, é uma pessoa amarga: não sabe cantar, não sabe louvar, não sabe o que é a alegria, olha sempre para “o que aquele tem e eu não tenho”».
«Isto conduz ao azedume, um azedume que se espalha por toda a comunidade. São, estes, semeadores do azedume».
O segundo comportamento daninho é dizer mal dos outros: Porque este não tolera que aquele tenha algo, a solução é rebaixar o outro, para que eu seja um pouco mais alto. E o instrumento são as murmurações».
«Uma pessoa que está sob a influência da inveja e do ciúme, mata», porque, como refere o apóstolo S. João, «quem odeia o seu irmão é um homicida», e «o invejoso, o ciumento, começa a odiar o irmão», assinalou Francisco.
«Hoje, nesta missa, rezemos pelas nossas comunidades cristãs, para que esta semente do ciúme não seja cultivado entre nós, para que a inveja não tome lugar no nosso coração, no coração das nossas comunidades, e assim possamos avançar com o louvor do Senhor, louvando o Senhor com a alegria», apontou.
A terminar, Francisco sublinhou: «É uma graça grande, a graça de não cair na tristeza, no estar ressentido, no ciúme e na inveja».
Rádio Vaticano
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Vê que interessante a quantidade dos nossos antepassados: Pais: 2 Avós: 4 Bisavós: 8 Trisavós: 16 Tetravós: 32 Pentavós: 64 Hexavós: 128 Hep...
-
Deus de todas as manhãs e Senhor do entardecer, Deus do princípio da Vida e da Hora em que ela mergulha na cor, no quente, no silêncio, na a...
-
Cristo não tem outro corpo na Terra senão o teu, não tem outros pés senão os teus. Teus são os olhos através dos quais a compaixão de Cr...
-
Os homens estão sempre dispostos a vasculhar e a averiguar sobre as vidas alheias, mas têm preguiça em conhecer-se a si mesmos e a corrigir ...
Sem comentários:
Enviar um comentário