Hoje trouxe-vos um pouco de humor.
Mas vejam lá se nós não continuamos tão iguazinhos como há dois mil anos atrás.
Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os dizendo:
- Em verdade vos digo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles...
Pedro interrompeu:
-Temos que aprender isso de cor?
André disse:
- Temos que copiá-lo para o caderno?
Tiago perguntou:
- Vamos ter teste sobre isso?
Filipe lamentou-se:
- Não trouxe o papiro-diário?
Bartolomeu quis saber: Temos de tirar apontamentos?
João levantou a mão:
- Posso ir à casa de banho?
Judas exclamou:
- Para que é que serve isto tudo?
Tomé inquietou-se:
- Há fórmulas, vamos resolver problemas?
Tadeu reclamou:
- Mas porque é que não nos dás a sebenta e pronto!?
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus cretinos, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo:
- Onde está a tua planificação?
Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica mediatizada?
E a avaliação diagnóstica?
E a avaliação institucional?
Quais são as tuas expectativas de sucesso?
Tendes para a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão?
Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios?
Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem?
Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo? E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais?
Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes?
Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?
Caifás, o pior de todos, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros de nomeação definitiva.
... E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos.
Autor desconhecido
..
FINAL
ResponderEliminar( ... )
Do meio da multidão e misericordioso, com fome e sede de justiça um pobre de espírito cego, surdo e mudo que por ali se encontrava, levantou-se contrafeito e pensou:
- Ora bolas, e logo agora que a história até estava a dar alguma pica ...!
- Reforma antecipada!?
- Então e eu que me tomam por um inútil, sem poder ver, nem ouvir e nem falar, não me poderão, finalmente, dar a oportunidade de fazer de minha justiça!??
- Ou, que é que julgam, lá por não ver, oiço como ninguém, lá por não ouvir, vejo com mais profundidade e lá por não falar escrevo com tanta oportunidade que me poderão chamar o que quiserem mas parvo é que eu não sou e se a Ele Lhe foi dada a reforma antecipada, queria lá Ele outra coisa (!), dêem-me a mim o reino que saciado, saberei dar conta do recado sem ver, nem ouvir ou falar, pela calada e na certeza de que basta de tanta alarvidade!
- Quanto ao futuro ... a Deus pertence!!!
- E quanto a Ele, ponham-se a pau e não se esqueçam do que Ele insinuou:
- Em terra de cegos quem tem um olho é rei, em terra de surdos passa o que se mima e, por isso, melhor se ouve e fica mudo quem não sabe ou não quer, escrevendo, responder!!!
Jesus descansou então e gozou da sua Reforma.
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 21 de Março de 2009
Na verdade, acho que ainda está a acolher os rendimentos parcos e demorados da sua reforma: os nossos corações!
ResponderEliminarPADRE NUNO
ResponderEliminarQuerido Amigo,
Acho que vou publicar e antes de fazer uma pausa que bem preciso (!), uma trilogia no meu blogue e em que a primeira parte é o texto desta Sua página, a segunda o que eu escrevi, Final, nesta Sua caixa de comentários e a terceira uma homenagem à poesia da qual hoje se assinala o seu dia e que vou celebrar fazendo uma merecida (!?) pausa ou silêncio.
Estou bem precisado ...!
Um Grande Abraço, Seu
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 21 de Março de 2009
Na verdade produção ou, pleo menos, inspiração não lhe falta! E como é consolador e motivador ver gente com paixão a descrever e a partilhar os seus sonhos e sentimentos. Obrigado pela sua participação!
ResponderEliminarPADRE NUNO
ResponderEliminarQuerido Amigo,
Pronto, já está, já publiquei no meu blogue o que Lhe escrevi que ía publicar.
E, a Sua, salvo seja (!), Reforma Antecipada, está, parece-me, a fazer sucesso!
Produção, inspiração e expiração também já que as duas primeiras têm uma correlação coerente com a minha forma de estar!
Obrigado eu, porque também O considero a co-participar ...
Desejo-Lhe um bom Domingo, até amanhã, Seu
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 22 de Março de 2009
QUASE IGUAIZINHOS
ResponderEliminarSim, continuamos quase iguaizinhos ao que éramos há dois mil anos atrás.
Tirando os headphones, os óculos e o adesivo ...!
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 24 de Março de 2009