terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Como Jesus, manso e humilde de coração


Antes de mais, se queremos ser amigos do verdadeiro bem dos nossos alunos e encaminhá-los para o cumprimento dos seus deveres, é necessário que nunca vos esqueçais de que sois representantes dos pais desta querida juventude, esta juventude que foi sempre o terno objecto das minhas preocupações, dos meus estudos, do meu ministério sacerdotal e da nossa Congregação Salesiana.

Quantas vezes, meus queridos filhos, na minha longa carreira, me tive de convencer desta grande verdade: é mais fácil encolerizar-se do que ter paciência, ameaçar uma criança do que persuadi-la; direi mesmo que é mais cómodo, para a nossa impaciência e para a nossa soberba, castigar os recalcitrantes do que corrigi-los, suportando-os com firmeza e benignidade.

A caridade que vos recomendo é aquela de que usava São Paulo com os recém-convertidos e que muitas vezes o fez chorar e suplicar quando os encontrava menos dóceis e menos dispostos a corresponder ao seu zelo.

Tende cuidado que ninguém possa julgar que procedeis movidos pelo ímpeto da emoção repentina. Dificilmente quem castiga é capaz de conservar aquela calma que é necessária para afastar qualquer dúvida de que agimos para demonstrar a nossa autoridade ou desafogar o nosso mau humor.

Olhemos como filhos nossos para aqueles sobre os quais exercemos alguma autoridade. Ponhamo-nos ao seu serviço como Jesus, que veio para obedecer e não para dar ordens, envergonhando-nos de tudo o que nos possa dar a aparência de dominadores; e se algum domínio exercemos sobre eles, há-de ser apenas para os servir melhor.

Assim fazia Jesus com os seus Apóstolos, tolerando-os na sua ignorância e rudeza, e inclusivamente na sua pouca fidelidade; era tal a familiaridade e afeição com que tratava os pecadores que a alguns causava espanto, a outros escândalo, e em muitos infundia a esperança de receber o perdão de Deus; por isso nos ordenou que aprendêssemos d’Ele a ser mansos e humildes de coração.

Uma vez que são nossos filhos, afastemos toda a cólera quando devemos censurar as suas falhas, ou ao menos moderemo-la de tal modo que pareça totalmente dominada.

Nada de agitação de ânimo, nada de desprezo no olhar, nada de injúrias nos lábios; mas tenhamos compaixão no presente e esperança no futuro: então seremos verdadeiros pais e conseguiremos uma verdadeira correcção.

Em certos momentos muito graves ajuda mais uma recomendação a Deus, um acto de humildade perante Ele, do que uma tempestade de palavras, que só fazem mal a quem as ouve e de nenhum proveito servem para quem as merece.
 
Das Cartas de São João Bosco, presbítero
(Epistolario, Torino 1959. 4, 201-203) (Sec. XIX)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Recordando Berlim 2011



Estivemos lá. Igreja viva!

30.000 jovens cristãos (evangélivos, ortodoxos, católicos) unidos na mesma fé em Cristo e na solidariedade comprometida.

Saudades!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Um sacerdote deve ser...



Um sacerdote deve ser...

muito grande
e ao mesmo tempo muito pequeno,

de espírito nobre como se fosse portador de sangue real
e simples como um camponês,

herói por ter triunfado de si mesmo,
e homem que chegou a lutar contra Deus,

fonte inesgotável de santidade
e pecador a quem Deus perdoou,

senhor dos seus próprios desejos
e servidor dos fracos e dos que vacilam,

um que jamais se dobrou perante os poderosos
e que, no entanto, se inclina diante dos mais pequenos,

dócil discípulo do seu mestre
e comandante de valorosos combatentes,

voltando para Deus de mãos suplicantes
e mensageiro que distribui ouro às mãos cheias,

valoroso soldado no campo de batalha
e mãe terna à cabeceira do enfermo,

ancião pela prudência dos seus conselhos
e criança pela sua confiança nos outros

alguém que aspira sempre ao mais alto
e que ama o mais humilde...

Feito para a alegria,
acostumado ao sofrimento,

alheio à inveja,
transparente em seus pensamentos,

sincero nas suas palavras,
amigo da paz,

inimigo da preguiça,
seguro de si mesmo.

Manuscrito medieval. Salzburg

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Pequeno acto de puro amor



“Amo a Igreja minha Mãe,
sei que o mais pequeno acto de puro amor
lhe é mais útil que todas as outras obrasjuntas”.
Mas o puro amor estará de facto no meucoração?»

Santa Teresa doMenino Jesus,
História de uma Alma, B 4

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Colo de Mãe, Abraço de Deus



Na sua onipotência Deus se fez frágil...
Jesus, embora sendo Deus quis em sua vida humana,
necessitar do colo e do amor de Mãe.

É por isso que em qualquer lugar, em qualquer época,
em qualquer idade, independente de qualquer condição
cada ser humano pode sentir no colo afável da Mãe,
o abraço amoroso de Deus.

É no colo da Mãe que se descobre o incomparável dom de ser amado,
de se sentir aceito como se é...

É no colo de Mãe que se aprende a conhecer
o mundo, a beleza, a bondade, o respeito, o perdão...

É no colo de Mãe que se forma o caráter, se lapida a personalidade,
se desperta a consciência, se ilumina o discernimento, se modela o coração...

É no colo da Mãe que se sente segurança, que se recupera a coragem,
se fortalece a auto-estima e se descobre o próprio potencial que cada um tem...

É no colo da Mãe que se acalmam as angústias, se esclarecem as dúvidas,
se amenizam as dores, se afastam os medos, se enfrentam os desafios...

É no colo da Mãe que se encontra amparo nos perigos e consolo nas tristezas.

Foi no colo da Mãe, que Deus quis aprender a ser Homem...
Foi no colo de Maria, sua Mãe, que Jesus quis se preparar para amar
e salvar a humanidade.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Alpha



Tendo começado em Londres em 1979 como um curso para cristãos afastados, o Curso Alpha tornou-se um fenómeno mundial e agora é realizado em 163 países. Estima-se que mais de 13 milhões de pessoas em todo o mundo já frequentaram um Curso Alpha.

Fica aqui o testemunho de Bear Grylls, famoso aventureiro, escritor, biólogo, botânico, apresentador de televisão e montanhista britânico. Ficou mundialmente conhecido ao apresentar o programa "À Prova de Tudo".

domingo, 22 de janeiro de 2012

Um amigo é um bem



"Um amigo é um bem,
Um tesouro que se tem,
Sois vós luz das estrelas,
Que nos guiam mais além.
São momentos bons e maus,
Nesta estrada percorrida,
Digo mais, não vos trocava
Por nada desta vida.

Um amigo é um irmão,
Nosso pensar nossa mão.
Meus amigos estais aqui,
Pra vós canto esta canção.
O tempo voa neste instante,
E digo mais, não vos trocava
Por nada desta vida".

sábado, 21 de janeiro de 2012

Há razões para acreditar num mundo melhor.



Dias antes do jogo entre Benfica e Sporting (1-0), o maior clássico do futebol português, a Coca-Cola decidiu pôr à prova a honestidade dos adeptos.

No estádio da Luz, perto das bilheterias, foi deixada uma carteira no chão com um cartão de sócio do (rival) Sporting e um ingresso para o jogo que ocorreria no sábado seguinte. O objetivo era saber se as
pessoas iriam devolver a carteira ou ficar com ela.

95% das pessoas devolveram a carteira, atitude que foi filmada por várias câmaras ocultas. Para recompensar a honestidade daqueles que não se deixaram tentar, a Coca-Cola ofereceu um bilhete para o jogo.

No sábado, antes do apito inicial, o vídeo foi exibido nos écrans gigantes do estádio da Luz, perante os aplausos de mais de 60 mil pessoas.

Numa altura em que os portugueses se preparam para enfrentar inúmeras medidas de austeridade, a Coca-Cola quis divulgar uma mensagem diferente: "Há razões para acreditar num mundo melhor".

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Conheço-tedesde que nasceste



Conheço-tedesde que nasceste: Já antes, quando estavas no seio da tua mãe! Tu, talvez não te tenhas dado conta, mas sempre estive contigo, nunca te abandonei!

Como o poderia fazer, se tu és a minha melhor obra, a minha alegria e companhia, o meu filho, a minha filha, em quem se deleita o meu Espírito? Sim, sim, não posso deixar de pensar em ti, emociono-me, só de pronunciar o teu nome. Gostariatanto que acreditasses no quanto te amo!

Enfim, se me conhecesses bem já saberias que o meu ser é amar e dar vida. Não sei fazer outra coisa; por exemplo, não sei odiar nem guardar rancor contra alguém. Como o sol dá luz e calor, eu dou vida e amor. É o que sei fazer. É o que sou e o que quero fazer. Sem nunca me cansar, porque Eu sou amor.

Antes de criar o mundo já sonhava contigo. Sabes que não há ninguém igual a ti, nunca houve, nem haverá? Não te quero perder porque és um exemplar único! Ninguém antes de ti olhou as coisas com os mesmos olhos que tu as vês. Ninguém me ajudará no que tu me podes ajudar e da maneira que tu o podes fazer. Ninguém me amará com o amor que coloquei no teu coração.
Quanto desejo que acredites em Mim! Que me dizes?

Sou Eu Aquele que sustém o teu alento para que respires. Não tenhas medo que Eu vou contigo.
Não sabes que alegria tive quando te ouvi pronunciar a primeira palavra! Pensei para comigo: já despertou a sua inteligência! Pensei feliz: poderá ajudar acuidar a vida e melhorá-la.

Infundirá ânimo num amigo. Colocará um tijolo. Cozinhará um petisco para os amigos. Criará um poema. Beijará com ternura um amor. Reparará um motor. Cuidará um jardim. Lançará trigo à terra. Espalhará alegria. Perdoará como Eu. Combaterá abusos. Acenderá nalguém a emoção do enamoramento. Cuidará um doente. Levantará um caído. Construirá a comunhão. Semeará gratidão. Sairá de si mesmo e organizar-se-á. Amar-me-á. Dará à luz novas ideias. Amará.Saberá pedir perdão. Aprenderá de todos. Será humilde. Chorará por amor e por justiça. Cantará. Resistirá.

Já fizeste muito disso: não sabes quanto to agradeço! Não duvides das imensas alegrias que me dás!

Preciso da tua ajuda. Para o meu projecto necessito urgentemente de amigos,amantes, embaixadores, companheiros, apóstolos, filhos, trabalhadores.Necessito de gente que como Eu queira colaborar na criação da grande famíliahumana. Uma família na qual ninguém domine a ninguém. Uma família que respeitee potencie o crescimento de todos. Una família na qual os pobres, os que estãotristes, os fracassados, os desprezados, os débeis se vejam valorizados eescutados, se vejam respeitados e assistidos.

Para construir a minha família preciso de irmãos.
Queres vir comigo? Posso contar contigo, amigo, amiga?
Deixar-te-ás acompanhar e guiar por mim dia a dia?
Olha para Jesus, e saberás descobrir os meus caminhos. Os teus melhorescaminhos.
Aproxima-te de Jesus, e serás uma nova criatura.
Responde-me. Ainda que não me digas que sim a tudo, ou a nada, amar-te-ei deigual forma.
Um abraço imenso do teu Pai, amigo, mãe, servidor, admirador, irmão, que quer ser o teu Deus, do teu pobre que te chama, do teu menino, da tua rocha firme, do teu passado e do teu futuro, do teu Redentor, do teu acompanhante fiel. Um abraço transbordante de ternura, de respeito, de entrega semreservas... e de emoção esperando a tua resposta.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Obrigado, Senhor, pelos amigos



Obrigado, Senhor, pelos amigos que nos deste.
Os amigos que nos fazem sentir amados sem porquê.
Que têm o jeito especial de nos fazer sorrir.
Que sabem tudo de nós, perguntando pouco.
Que conhecem o segredo das pequenas coisas que nos deixam felizes.
Obrigado, Senhor,
por essas e esses, sem os quais, caminhar pela vida não seria o mesmo.
Que nos aguentam quando o mundo parece um sítio incerto.
Que nos incitam à coragem só com a sua presença.
Que nos surpreendem, de propósito, porque acham mal tanta rotina.
Que nos dão a ver um outro lado das coisas, um lado fantástico, diga-se.
Obrigado pelos amigos incondicionais.
Que discordam de nós permanecendo connosco.
Que esperam o tempo que for preciso.
Que perdoam antes das desculpas.
Essas e esses são os irmãos que escolhemos.
Os que colocas a nosso lado para nos devolverem a luz aérea da alegria.
Os que trazem, até nós, o imprevisível do teu coração, Senhor.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Amigo


A migo é aquele que te
B eija com
C arinho e que
D eseja com
E ntusiasmo a tua
F elicidade, e
G arante-te fidelidade.
H umilde é o amigo que
I ndependentemente de qualquer coisa
J oga tudo fora por ti e
L arga a mão de tudo que seja
M aterial e desnecessário,
N aturalmente para cumprir a sua
O brigação, que é
P roteger a quem precise de ser protegido, e
Q uerer bem a quem deixar que bem lhe queiram.
R espeitar o teu
S ilêncio calado,
T ransformando a tua vida numa
U nica motivação para
V iver.
X ingando-te se fôr preciso, e mesmo
Z angando-se quando necessário ...

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A vida é silenciosa



Talvez continuemos a imaginar que a nossa vida tem de ser feita de grandes coisas, coisas sonantes que toda a gente vê e aplaude.

Esquecemos que a maior parte dos nossos dias decorre de uma forma tão silênciosa e imperceptível, que não faz barulho. Como a folha que cai da árvore. Ninguém repara, ninguém a ouve...alguns vêem-na, mas é só mais uma folha. Pois é, mas essa folha, unida a tantas outras vai fecundar a terra para que, chegando a Primavera, a grande árvore renasça novamente cheia de flores e pronta a dar fruto.

Os nossos pequeninos actos do quotidiano têm a grandeza das estrelas.
É só olhar para eles, descobrindo a sua beleza e o seu valor. Dia feliz!

domingo, 15 de janeiro de 2012

Oração à Virgem dos Pobres


Virgem Dos Pobres,
há muito tempo, vieste até nós,
chegaste a este canto selvagem e solitário
e, desde então, não cessaste de vir,
dás sinais a cada um de nós,
e nos chamas em nossa caminhada.
Tu nos sorris, sem nada dizer,
e caminhas à nossa frente.
Tu nos conduzes pelos bosques,
onde assobia o vento,
onde sopra o Espírito,
onde jorra a água dos lagos escondidos.
Virgem dos Pobres, nos te agradecemos
por teres vindo e por continuares a vir
a fim de aliviar a nossa solidão
e de nos recolocares no caminho certo,
para dissipar nossas dúvidas e angústias
e nos oferecer acesso às Bem-aventuranças.
Virgem dos Pobres,
ensina-nos a orar mais intensamente,
a crer sem reserva, sem qualquer dúvida,
a gritar do fundo de nossa baixeza,
pobres e pecadores que somos,
prisioneiros do próprio conforto,
para que possamos abrir nossas portas,
nossas fronteiras,
nossos corações
aos apelos de Deus
e às angústias de nossos irmãos


Léon Wuillaume

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Deixa Calcutá surpreender-te



Este video é uma parte das criações artísticas do duo Amar e Sabyasachi. Com as suas mãos, capturaram a metáfora do bem que as irmãs de Calcutá trazem no seu coração.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Recomeçar



"Agora,
é tempo de recomeçar a vida normal.
Mas não voltarei
às minhas práticas do passado.
Não retomarei hábitos antigos.
... Vou retomar a luta,
vou mergulhar no amor,
vou ser manso,
vou ser misericordioso e sorrir,
vou entrar na luz,
vou recomeçar com coragem,
Vou, uma vez mais, retomar o Evangelho!
É o meu recomeço:
vem comigo, Senhor!"

Charles Singer

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Deus confiou-me uma missão

 
Deus criou-me para fazer um serviço definido:
confiou-me uma tarefa que não confiou a mais ninguém.
Eu tenho a minha missão.
Talvez jamais a conheça nesta vida, mas na outra ser-me-á revelada.
Sou um anel de uma corrente, um vínculo de ligação entre pessoas.
Ele não me criou para o nada.
Executarei a sua tarefa. E bem.
Serei um anjo de paz, um pregador da verdade no meu próprio lugar,
ainda que apenas observando os seus mandamentos.
Por isso, confiarei n’Ele.
O que quer que seja, onde quer que seja, jamais posso ser deitado fora.
Se estiver doente, que a minha doença o sirva.
Se estiver angustiado, que a minha angústia o sirva.
Ele nada faz em vão. Ele sabe bem do que se trata.
Ele pode levar meus amigos.
Ele pode lançar-me entre estranhos.
Ele pode fazer que me sinta desolado,
fazer o meu espírito naufragar e esconder-me o futuro.
Em tudo isso. Ele sabe o que faz.

Beato Cardeal John Henry Newman (1801-1890)

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012



Recordando o antigo Dia dos Reis, partilho convosco este video que recorda a alegria do Natal que ainda estamos a viver.

"Honrarei o Natal no meu coração e tentarei conservá-lo durante todo o ano. Porque valerá o nosso esforço!"

Dulce Antunes

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Oração de uma mãe no início do ano


 Meu Deus, ofereço-te este ano que começa.
É uma parcela deste tempo tão precioso, que me deste para te servir.
Ponho-o sob o sinal da fidelidade.
...
Faz com que ele seja uma longa ascensão em direção a Ti,
e que, em cada dia, eu esteja cada vez mais rica de fé e de amor.

Meu Deus, ofereço-te todos os que amo
e por quem meu frágil coração estremece.

Contudo, sei que os meus filhos te pertencem;
e que, desde agora, estão salvos,
e que um rio de amor os conduzirá à bem-aventurança.
Não permitas que eu lhes falte;
mas, antes, que eu seja para eles o canal invisível da tua graça,
que os edifique e console,
que a minha vida lhes manifeste o teu amor.

Meu Deus,
também te ofereço a imensa dor deste mundo que criaste e resgataste,
os sofrimentos das crianças inocentes,
o longo exílio dos idosos,
a angústia dos chefes das nações
e este peso da crise,
que tão duramente se abate sobre nós todos.

Meu Deus,
que uma chispa da tua caridade ilumine em nós as trevas
e que a aurora da paz se levante neste novo ano.

Peço-te, tudo isto,
em união com todos os homens e mulheres,
que estão aqui e oram comigo,
em união com os teus santos, com a tua Igreja,
e com o teu Filho, Príncipe da Paz.

Adaptado de MADELEINE DANIÉLOU (1880-1956)

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Pai deixa 28 lições de vida aos filhos antes de morrer




Quando soube que tinha poucos meses de vida por causa de um câncer, o professor de gramática inglês Paul Flanagan só pensou em seus filhos, Thomas e Lucy. Em vez de sentir piedade de si mesmo ou entregar-se à tristeza, ele usou seus últimos dias para tentar ser um bom pai – mesmo à distância. Paul escreveu cartas, deixou mensagens gravadas em DVD e até comprou presentes para ser entregues às crianças em seus aniversários futuros. Separou também seus livros preferidos e, dentro deles, deixou bilhetes dizendo por que havia gostado de lê-los.

Em novembro de 2009, aos 45 anos, Paul morreu por causa do melanoma, deixando a mulher, Mandy, Thomas, então com 5 anos, e Lucy, de 1 ano e meio. Quase dois anos depois, ele continua presente com suas mensagens e fotos espalhadas por toda a casa. E, no mês passado, a família ganhou mais uma lembrança de Paul. Por acaso, Mandy encontrou um documento em seu antigo computador intitulado “Sobre encontrar a realização”. “Abri e, com lágrimas escorrendo pelo meu rosto, descobri que eram seus pontos para viver uma vida boa e feliz”, diz Mandy ao jornal Daily Mail.

“Quando alguém recebe a notícia de que tem poucos meses de vida, decide que sua vida não vai ser completa se não pular de bungee-jump da Ponte Harbour, em Sidney, ou não tiver visitado o Grand Canyon. Esse não era Paul. Tudo que importava para ele estava bem aqui. Ele viveu e morreu de acordo com suas próprias regras, e sei que encontrou sua própria realização.” Mandy diz que a carta é uma reprodução fiel dos valores e do bom humor de Paul.

O professor resumiu as reflexões que nortearam seu modo de viver em 28 itens. Traduzo aqui as palavras de Paul para seus filhos – e que agora servem de inspiração não só para eles, mas para todos que as leem.

“Nessas últimas semanas, depois de saber de meu diagnóstico terminal, procurei encontrar em minha alma e em meu coração maneiras de estar em contato com vocês enquanto vocês crescem.
Estive pensando sobre o que realmente importa na vida, e os valores e as aspirações que fazem das pessoas felizes e bem-sucedidas. Na minha opinião, e vocês provavelmente têm suas próprias ideias agora, a fórmula é bem simples.
As três virtudes mais importantes são: lealdade, integridade e coragem moral. Se aspirarem a elas, seus amigos os respeitarão, seus empregadores o manterão no emprego, e seu pai será muito orgulhoso de vocês.
Estou dando conselhos a vocês. Esses são os princípios sobre o quais tentei construir a minha vida e são exatamente os que eu encorajaria vocês a abraçar, se eu pudesse.
Amo muito vocês. Não se esqueçam disso.

Seja cortês, pontual, sempre diga “por favor” e “obrigado”, e tenha certeza de usar o garfo e a faca de maneira correta. Os outros decidem como tratá-los de acordo com as suas maneiras.
Seja generoso, atencioso e tenha compaixão quando os outros enfrentarem dificuldades, mesmo que você tenha seus próprios problemas. Os outros vão admirar sua abnegação e vão ajudá-lo.
Mostre coragem moral. Faça o que é certo, mesmo que isso o torne impopular. Sempre achei importante ser capaz de me olhar no espelho toda manhã, ao fazer a barba, e não sentir nenhuma culpa ou remorso. Parto deste mundo com a consciência limpa.
Mostre humildade. Tenha a sua opinião, mas pare para refletir no que o outro lado está dizendo, e volte atrás quando souber estar errado. Nunca se preocupe em perder a personalidade. Isso só acontece quando se é cabeça-dura.
Aprenda com seus erros. Você vai cometer muitos, então os use como uma ferramenta de aprendizado. Se você continuar cometendo o mesmo erro ou se meter em problema, está fazendo algo errado.
Evite rebaixar alguém para outra pessoa; isso só vai fazer você ser visto como mau. Se você tiver um problema com alguém, diga a ela pessoalmente. Suspenda fogo! Se alguém importuná-lo, não reaja imediatamente. Uma vez que você disse alguma coisa, não pode mais retirá-la, e a maioria das pessoas merece uma segunda chance.
Divirta-se. Se isso envolve assumir riscos, assuma-os. Se for pego, coloque suas mãos para cima.
Doe para a caridade e ajude os menos afortunados que você: é fácil e muito recompensador.
Sempre olhe para o lado bom! O copo está meio cheio, nunca meio vazio. Toda adversidade tem um lado bom, se você procurar.
Faça seu instinto pensar sempre sempre em dizer ‘sim’. Procure razões para fazer algo, não as razões para dizer ‘não’. Seus amigos vão gostar de você por isso.
Seja gentil: você conseguirá mais do que você quer se der ao outro o que ele deseja. Comprometer-se pode ser bom.
Sempre aceite convites para festas. Você pode não querer ir, mas eles querem que você vá. Mostre a eles cortesia e respeito.
Nunca abandone um amigo. Eu enterraria cadáveres por meus amigos, se eles me pedissem… por isso eu os escolhi tão cuidadosamente.
Sempre dê gorjeta por um bom serviço. Isso mostra respeito. Mas nunca recompense um mau serviço. Um serviço ruim é um insulto.
Sempre trate aqueles que conhecer como seu igual, estejam eles acima ou abaixo de seu estágio na vida. Para aqueles acima de você, mostre deferência, mas não seja um puxa-saco.
Sempre respeite a idade, porque idade é igual a sabedoria.
Esteja preparado para colocar os interesses de seu irmão à frente dos seus.
Orgulhe-se de quem você é e de onde você veio, mas abra a sua mente para outras culturas e línguas. Quando começar a viajar (como espero que faça), você aprenderá que seu lugar no mundo é, ao mesmo tempo, vital e insignificante. Não cresça mais que os seus calções.
Seja ambicioso, mas não apenas ambicioso. Prepare-se para amparar suas ambições em treinamento e trabalho duro.
Viva o dia ao máximo: faça algo que o faça sorrir ou gargalhar, e evite a procrastinação.
Dê o seu melhor na escola. Alguns professores se esquecem de que os alunos precisam de incentivos. Então, se o seu professor não o incentivar, incentive a si mesmo.
Sempre compre aquilo que você pode pagar. Nunca poupe em hotéis, roupas, sapatos, maquiagem ou joias. Mas sempre procurem um bom negócio. Você recebe por aquilo que paga.
Nunca desista! Meus dois pequenos soldados não têm pai, mas não corajosos, têm um coração grande, estão em forma e são fortes. Vocês também são amados por uma família e amigos generosos. Vocês fazem o seu próprio destino, meus filhos, então lutem por ele.
Nunca sinta pena de si mesmo, ou pelo menos não sinta por muito tempo. Chorar não melhora as coisas.
Cuide de seu corpo que ele vai cuidar de você.
Aprenda um idioma, ou pelo menos tente. Nunca comece uma conversa com um estrangeiro sem primeiro cumprimentá-la em sua língua materna; mas pergunte se ela fala inglês!
E, por fim, tenha carinho por sua mãe, e cuide muito bem dela.
Amo vocês com todo meu coração,
Papai”

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Para ganhar um Ano Novo


Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo.
Eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.



Receita de Ano Novo, de Carlos Drummond de Andrade

Vê que interessante a quantidade dos nossos antepassados: Pais: 2 Avós: 4 Bisavós: 8 Trisavós: 16 Tetravós: 32 Pentavós: 64 Hexavós: 128 Hep...