segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O milagre de Lerma



Estavam à espera de um milagre mirabolante e extraodinário?
Pois... o maior milagre da vida é sermos felizes!
Deixem-se contagiar pela alegria destas irmãs que descobriram em Cristo o seu tesouro.

domingo, 29 de novembro de 2009



Quando o furacão Hannah separou dois tigres brancos da sua mãe, Anjana veio em seu socorro. Anjana, um chimpanzé da Carolina do Sul, assentou bem no papel de mãe, oferecendo carinho, brincando e ajudando até com a alimentação. Ela passa grande parte do dia dedicada aos tigres e sente-se feliz com o papel que desempenha, e os tigres brancos estão verdadeiramente deliciados com a sua "mãe". Vejam.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Brincando com os clássicos



Ligue alto o som do seu computador e deixe fluir ao seu espírito momentos de grande beleza, emoção e arrebatamento que nos contagia atá às lágrimas. Lágrimas de alegria que nos fazem crer que o mundo afinal é belo. Que alguém trabalhou para nos dizer que vale a pena viver. Veja bem tudo isto nos rostos das pessoas que assistem a este magnífico espectáculo que é um autêntico hino à vida. Momentos destes enchem a nossa alma.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Dia de acção de graças



O Dia de Acção de Graças (em inglês: Thanksgiving Day) é um feriado celebrado nos Estados Unidos, observado como um dia de gratidão, geralmente a Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Neste dia, comemorado na quinta-feira da quarta semana de Novembro, as pessoas dão graças com festas e orações.

Porque não converter este nosso dia num dia para agradecer?

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sonhar sempre



Eu sonho que um dia, os cristãos vão descobrir a Bíblia como lugar privilegiado para o encontrar a fé, a vontade e a vida de Deus e para o reencontro com a sua vontade e o rumo da sua própria vida.

Eu sonho que um dia, cada cristão vai ter a sua Bíblia e há-de lê-la diariamente, como quem dá luz aos seus dias.

Eu sonho que um dia, todas as famílias cristãs vão ler e partilhar a Palavra de Deus em suas casas, dando sentido aos problemas e alegrias de cada um.

Eu sonho que um dia, todos os cristãos, apesar de baptizados em pequeninos e tendo frequentado a catequese, não deixarão de se considerar em permanente crescimento espiritual e em estado de contínua conversão a Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Eu sonho que um dia, todos os cristãos escutem, conheçam, compreendam, anunciem e amem a Palavra de Deus, numa verdadeira adesão à revelação do Deus Criador e Redentor.

Eu sonho que um dia, todos os cristãos, como o seu Mestre não tenham medo de “sofrer tudo isto” para entrar na Sua Glória.

Eu sonho que um dia, todos os cristãos testemunhem a Ressurreição pela Sua profunda comunhão com Cristo Vivo.

Eu sonho que um dia, todos os cristãos tenham um só coração e uma só alma, aprendam com o seu Senhor a compartilhar, antecipando a eternidade.

Eu sonho que um dia, à imagem e semelhança da Santíssima Trindade, onde o Amor é expansivo e dom de si, assim seja na vida dos Cristãos.

Eu sonho que um dia, todos os homens saibam que toda a sua vida e a criação têm como destino a glória eterna.

Eu sonho que um dia, todos os cristãos dêem a conhecer a Fé pelas obras, a renovem constantemente e a celebrem.

Eu sonho que um dia, todos os cristãos assumam a Fé toda e não só a parte que convém ao seu comodismo. Que tendo a Deus por Pai tenham a Igreja por mãe, que a amem, a cuidem e a defendam.

Senhor Deus, a Ti confio este sonho. E a todos os que já acolheram a alegria de Te conhecerem, amarem e servirem.
.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Recado de Jesus



Alegra-me que sintas dentro de ti a tua Desimportância. O sentimento da Desimportância de si é profundamente libertador. Nem que mais não seja, porque é verdadeiro, e a Verdade Liberta! Daqui a cem anos… daqui a cem anos, a que ritmo girará o mundo sobre o teu esquecimento? Esses átomos que agora formam o teu corpo, porque recantos da galáxia andarão dispersos?

Saboreia essa liberdade de não seres imprescindível. Colhe as flores dos caminhos por onde passas, porque depois de ti ainda ficarão quase todos por percorrer. A humanidade inteira em todo o seu tempo não os percorreu ainda todos. O que esperarias alcançar com os teus diminutos pés? E quantas flores te cabem nos braços?

Experimenta a Graça da Vida e o seu encanto e sê fiel aos dons que recebes constantemente. Sê agradecido… nada nos faz melhor do que vivermos maravilhados e agradecermos muitas vezes o que é bom! Há coisas boas. E são para ti. Dou-tas eu, porque te amo.

Lembra-te muitas vezes que tudo gira sem ti e não podes ser o centro da vida de ninguém. Não faz sentido. Não vales assim tanto. E seres o centro da vida de alguém, obriga-te a parar aí. O centro é o que está quieto enquanto tudo o resto gira.

E, acima de tudo, não te esqueças que esse sentimento de Desimportância te compromete profundamente a dares o melhor de ti! Porque a verdade é que podes… Podes dar o melhor de ti porque, afinal, quem te julgas para achares que não podes falhar? Tens que dar o melhor de ti, a tua Desimportância impele-te a isso, porque te liberta da responsabilidade de fracassar. O que julgas que acontece quando te enganas? O mundo gira e a história avança…

Se fosses assim tão imprescindível e marcante para o destino do mundo, seria um peso enorme sentires dentro de ti o impulso de dares o melhor. Porque quem dá o melhor tem que enganar-se várias vezes. Isso porque o tal “melhor” não se tem, mas “constrói-se” enquanto se puxa por ele para se dar… Mas tu podes dar o melhor. Tu deves dar o melhor de ti porque tens toda a Desimportância para te enganares e começares de novo sem que a marcha do mundo soluce.

Amo-te muito, assim, do tamanho que tens e com a beleza que eu mesmo te dei. És mais precioso que o ouro para mim, não te trocava por todos os tesouros dos grandes do mundo. Fico encantado quando intuis a largueza da história e a coreografia do cosmos que te envolvem e te sentes livre, solto… Fico feliz quando consigo fazer-te experimentar essa leveza de
pertencer, não de possuir,
de agradecer, não de controlar,
de admirar, não de descrever.
De seres meu e todo para mim.
E adoro quando percebes que isso te chega.

Rui Santiago

.

domingo, 22 de novembro de 2009

Earth song



O vídeo é do single de maior sucesso de Michael Jackson no Reino Unido, que não foi nem "Billie Jean", nem "Beat it", e sim a ecológica "Earth Song", de 1996.

A letra fala de desmatamento, sobrepesca e poluição, e, por um pequeno detalhe, talvez você nunca terá a oportunidade de assistir na televisão.

"Earth Song" nunca foi lançada como single nos Estados Unidos, historicamente o maior poluidor do planeta. Por isso a maioria de nós nunca teve acesso ao teledisco. Ou seja, o que não passa nos EUA, não passa no resto do mundo. Só mostram o que lhes interessa e só assistimos ao que eles querem. Veja, então, o que os americanos nunca mostraram de Michael Jackson. Filmado na Africa, Amazonia, Croácia e New York. Emocionante!
.

sábado, 21 de novembro de 2009

Dá-me as tuas sandálias, Maria



DÁ-ME AS TUAS SANDÁLIAS, MARIA
Quero sentir o pó do caminho para chegar até Deus desprendido de tudo. Quero confiar na Palavra e não me sustentar apenas do alimento quotidiano.

DÁ-ME AS TUAS SANDÁLIAS, MARIA
Para transformar o meu caminho em encontro pessoal e definitivo com Deus, para confiar n’Aquele que fala do alto quando eu me empenho a olhar para o chão.

DÁ-ME AS TUAS SANDÁLIAS, MARIA
Para ser e viver um pouco como Tu sem mais nada que a tua fé, nem mais amparo que a luz da lua.

DÁ-ME AS TUAS SANDÁLIAS, MARIA
Para dizer a Jesus que, apesar das minhas debilidades, a Sua ressurreição é para mim motivo de alegria, chamada à conversão, oportunidade para uma vida nova, água fresca na minha existência obscura e sedenta.

DÁ-ME AS TUAS SANDÁLIAS, MARIA
E, se queres e podes, diz-me qual é o teu passo e o teu número para caminhar da mesma forma que Tu caminhas.

Amén.
.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O sentido certo



Os estrangeiros
os pobres
os sem trabalho
os doentes, os idosos.
E ainda os de pobreza envergonhada,
os maus gestores da própria vida…
Uma longa lista, Senhor, de gente
que anda na margem,
por quem deste a vida,
por quem imploraste ao Pai,
a quem deixaste o mandamento Novo.
Temos, Senhor, o Teu Testamento nas nossas mãos
e parece que nunca aprendemos
a lição da fraternidade e da partilha.
Dá ao nosso coração o sentido certo do próximo
para que saibamos receber todos na nossa mesa,
partilhar o nosso pão
e implorar a Deus e aos homens
a justiça para defesa dos mais frágeis
desta casa comum que é o nosso mundo.

Pe. António Rego (RR)
.

O sentido certo

Os estrangeiros
os pobres
os sem trabalho
os doentes, os idosos.
E ainda os de pobreza envergonhada,
os maus gestores da própria vida…
Uma longa lista, Senhor, de gente
que anda na margem,
por quem deste a vida,
por quem imploraste ao Pai,
a quem deixaste o mandamento Novo.
Temos, Senhor, o Teu Testamento nas nossas mãos
e parece que nunca aprendemos a lição da fraternidade e da partilha.
Dá ao nosso coração o sentido certo do próximo
para que saibamos receber todos na nossa mesa,
partilhar o nosso pão
e implorar a Deus e aos homens
a justiça para defesa dos mais frágeis
desta casa comum que é o nosso mundo.
Pe. António Rego (RR)

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Terapia do elogio



Renomados terapeutas que trabalham com famílias, divulgaram uma recente pesquisa onde nota-se que os membros das famílias estão cada vez mais frios, mais distantes, não existe mais carinho, não valorizam mais as qualidades, só se ouvem críticas.

As pessoas estão cada vez mais intolerantes e se desgastam valorizando os defeitos dos outros. Por isso, os relacionamentos de hoje não duram.

A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias de média e alta renda. Não vemos mais homens elogiando suas mulheres ou vice-versa, não vemos chefes elogiando o trabalho de seus subordinados, não vemos mais pais e filhos se elogiando; amigos, etc.

Só vemos pessoas fúteis valorizando artistas, cantores, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por consequência são pessoas que tem a obrigação de cuidar do corpo, do rosto.

Essa ausência de elogio tem afectado muito as famílias. A falta de diálogo em seus lares, o excesso de orgulho impede que as pessoas digam o que sentem e levam essa carência para dentro dos consultórios.

Acabam com seus casamentos, acabam procurando em outras pessoas o que não conseguem dentro de casa.

Vamos começar a valorizar nossas famílias, amigos, alunos, subordinados. Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza de nossos parceiros ou nossas parceiras, o comportamento de nossos filhos.

Vamos observar o que as pessoas gostam. O bom profissional gosta de ser reconhecido, o bom filho gosta de ser reconhecido, o bom pai ou a boa mãe gostam de ser reconhecidos, o bom amigo quer se sentir querido, a boa dona de casa valorizada, a mulher que se cuida, o homem que se cuida, enfim vivemos numa sociedade em que um precisa do outro; é impossível um homem viver sozinho, e os elogios são a motivação na vida de qualquer pessoa.

Quantas pessoas poderá fazer feliz hoje elogiando de alguma forma?
Comece agora!

Arthur Nogueira (psicólogo)
.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Trazer a vida



Quem dera que esta semana pudessemos trazer vida abundante e feliz a todos aqueles com quem nos iremos cruzar...

domingo, 15 de novembro de 2009

Sonhar no supermercado



Hoje trago-vos o novo teledisco de Michael Buble na música "Haven't Met You Yet". É uma explosão de alegria de alguém que sonha acordado num supermercado e, por instantes, goza momentos de enorme fantasia. Divirtam-se!

sábado, 14 de novembro de 2009

Cuidando dos outros



Uma manada de impalas dirigia-se para o ribeiro, para beberem um pouco de água, mas os crocodilos sempre à espreita de uma oportunidade de apanhar uma impala enquanto estiver a beber, a sorte chegou até aos crocodilos e o azar numa pobre impala que ficou presa nas poderosas mandibulas do crocodilo...

A impala tentava soltar-se com todo o esforço, mas não conseguia, até que um hipopótamo apareceu a correr com toda a velocidade contra o crocodilo, obrigando-o a libertar a impala.

Assim que o crocodilo se afastou, o hipopotamo foi atras da impala que se tentava aguentar em pé, o mais provavel era o hipopotamo comer a impala, pois eles tambem comem carne quando surge uma oportunidade. Mas não. Este hipopotamo tentou animar a impala que ja estava muito fraca, esfregando-lhe com o focinho e abrindo e fechando a boca com todo o cuidado sobre a sua cabeça, mas não conseguiu e a impala acabou por morrer, o hipopotamo teve que voltar para o seu lugar... e o crocodilo foi buscar o seu banquete.

Vimos um acto bondoso da parte do hipopotamo, pelos vistos os animais tambem se preocupam com outros animais de outras espécies.
.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

domingo, 8 de novembro de 2009

Por isso vamos sobrevivendo...



Num outro comentário sobre os últimos posts, uma outra mãe dizia e com tanta verdade:

"Todos os filhos são descuidados todas as mães sabem disso e todas esquecem esses descuidos quando vêem, ouvem ou pressentem que os filhos estão a chegar, vão falar ou simplesmente pensam nelas. As mães estão geneticamente predispostas a sofrer de Alzheimer no que diz respeito aos disparates, descuidos ou mesmo malcriadices das suas crianças. Por isso é que a espécie humana vai sobrevivendo e aumentando".
.

sábado, 7 de novembro de 2009

Para Sempre



Não resisto em publicar o comentário da Dulce à mensagem de ontem. É um belíssimo texto dedicado às mães, o ser mais belo do mundo.

Para Sempre

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
— mistério profundo —
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho."

Carlos Drummond de Andrade
.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Amor de mãe




Video emocionante. Leões encurralam um filhote de búfalo. Fazem dele a sua verdadeira refeição daquele dia. Ao cairem na água (búfalo e leões), até mesmo os crocodilos tentam repartir da caça, mas sem sucesso. Minutos após, a mãe do búfalo atacado volta com uma manada e aos poucos espanta os leões famintos e recupera o seu filho, porém feridomas ainda andando.
.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Vem procurar a Tua ovelha perdida



Senhor Jesus Cristo, que, para nos mostrares o cume das virtudes, escalaste a montanha com os Teus discípulos, ensinando-lhes as Beatitudes e as virtudes sublimes, prometendo-lhes recompensas próprias a cada um, concede que a minha fragilidade escute a Tua voz, adquira pela prática o mérito das virtudes, e que pela Tua misericórdia obtenha a recompensa prometida. Faz que, considerando o salário, não recuse o esforço do trabalho. Faz com que a esperança da salvação do eterna me adoce o amargor do remédio, inflamando a minha alma com o esplendor da Tua obra. Senhor, do miserável que sou, faz um venturoso; conduz-me, pela Tua graça, das beatitudes terrenas às beatitudes da pátria.

Vem, Senhor Jesus, à procura do Teu servo, à procura da Tua ovelha errante e extenuada. Vem, Esposo da Igreja, à procura da dracma perdida. Vem, Pai de misericórdia, receber o filho pródigo que retorna a Ti. Vem, Senhor, porque só Tu podes chamar a ovelha que se extravia, reencontrar a dracma perdida, reconciliar o filho que partiu. Vem, para que haja salvação sobre a terra e alegria no céu! Converte-me a Ti e concede-me cumprir uma verdadeira e perfeita penitência, de modo que seja ocasião de alegria para os anjos. Meu doce Jesus, a Quem amo exclusivamente e acima de tudo, eu, pecador, rogo-Te, pela imensidade do Teu amor, que seja apenas consolado por Ti, meu tão doce Deus!

Ludolfo de Saxe (c. 1300-1378)
.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Rita Levi Montalcini



Ela atravessou um século de conquistas e transformações, de horrores e grandes guerras e amanhã completa cem anos. Rita Levi Montalcini nasceu em 22 de Abril de 1909. Médica, professora, prémio Nobel em 1986 pela descoberta do Nerve Grown Factor.

Sobre ele ela diz: “Cheguei ao resultado com a sorte e a intuição. Encontrei o NGF porque o procurava com grande convicção. Tinha certeza de que existisse. Aquela descoberta derrubou a ideia que o sistema nervoso fosse estático e programado geneticamente.”

Confessa nunca ter-se apaixonado. “Tive grandes amizades, profundas, mas amores verdadeiros, nunca. Meu pai, um homem vitoriano, achava que eu e minhas irmãs deveríamos ser educadas para sermos mães e esposas. No fim permitiu que frequentasse a Universidade. Foi uma grande vitória!”

Sobre o mal afirma: “O mal é o desejo excessivo do próprio bem-estar e desinteresse pelo bem comum”.

Sobre o século XX: “Durante este século tivemos grandes sucessos científicos, sociais e também grandes horrores".

Sobre racismo e antisemitismo: “Não é a consequência de um destino genético, mas de desenvolvimentos epigeneticos, culturais. Tudo começa no período formativo, nos primeiros 5 anos de vida da criança, que recebe uma série de ensinamentos e informações do tipo: você é de raça superior (ou inferior), etc… Não existem raças, só racistas. E são estas superstições que podem (como já fizeram) levar a destruição de seis milhões de pessoas. Os seres humanos são influenciados culturalmente. É por isto que o verdadeiro remédio contra o racismo é a educação.” E continua com um paradoxo: “Não podemos nos dar nunca por vencidos. Eu mesma deveria agradecer as leis raciais por terem me rotulado de “raça inferior” e assim ter me obrigado a trabalhar segregada no meu quarto, onde tinha montado um pequeno laboratório e começado as pesquisas que me levaram ao Nobel".

Sobre sua idade: «Cem anos? É a idade ideal para fazer descobertas. Nunca aposente seu cérebro. Eu trabalho dia e noite com uma equipe extraordinária. No European Brain Research Institute (EBRI), eu e meus jovens colaboradores estamos aprofundando os estudos sobre o NGF que acompanha o desenvolvimento do ser humano do período pré-natal até a velhice. Estes trabalhos poderão ser úteis para combater as doenças neurodegenerativas e desenvolver um fármaco contra o mal de Alzheimer».

Rita Levi Montalcini sorri e comenta: «O segredo da minha vitalidade é que eu vivo continuamente ocupada na pesquisa científica e nos problemas sociais. Não tenho tempo de pensar em mim mesma.”
.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Uma criança maltratada nunca esquece



O Instituto de Apoio à Criança fez este vídeo ao qual não se consegue ficar indiferente. Retrata uma doença terrível como é a Doença de Alzheimer mas a mensagem mais importante é outra. Vejam.
.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Salmo 173



Deus de todas as manhãs,
meu Senhor e meu Dono,
ensina-me todos os segredos da Oração de Jesus,
todos os mistérios daquele jeito com que ele envolvia o que fazia
numa energia que só pode vir de Ti…

Meu encanto e bem maior, Deus cuja Palavra é meu Tesouro,
molda de novo com as Tuas mãos a minha história inteira
e desperta em cada manhã os meus ouvidos para que eu ouça, como um Discípulo.

“Tu és o Meu Filho tão amado, és o lugar do Meu encanto e do Meu desejo”…
Foi esta a Palavra que rasgou os Céus e abriu a história em dois,
foi este o segredo dos deuses que nenhum homem poderia ir roubar para contar
mas Tu mesmo ofereceste como aliança eterna.

E, depois, silêncio…

E, depois, num murmúrio, primeiro,
aquela Oração que Jesus fazia nas colinas ainda antes do sol nascer, serena, solitária, doce…

E chegaram as perguntas… abriu-se um campo de batalha na própria carne de Jesus,
porque os que sempre recusam a Tua Palavra tiveram que o rejeitar a ele
que a tinha escrita toda na pele…

E, nesta luta, a força!
A Tua força, a energia daquela OrAcção que escorre do alto solitário das colinas orvalhadas
mas se realiza no confronto vitorioso com as forças do Anti-Reino…

E, em profunda OrAcção, varria com o sopro do Teu Espírito a vida sepulcral de Lázaro… Em profunda OrAcção, mandava os seus darem de comer à multidão e partia o pão, dando graças, até que todos se deixassem tocar e lhe pusessem nas mãos o que levavam consigo… Na hora mais intensa da sua OrAcção, disse aos amigos que o Pão que comiam e o Vinho que lhes dava era o sinal da sua entrega incondicional à causa do Reino e aos cuidados do Pai…

Oh Deus, meu Senhor e meu Dono, minha Vida e minha Paz, minha Única riqueza,
vai-me empurrando por estas veredas da OrAcção de Jesus.
Não to sei dizer nem pedir de outra maneira,
mas quero em mim essa Energia que transfigura todas as coisas,
essa tal “apenas uma coisa” que faltava e ficou sempre a faltar ao sem-nome do Evangelho…

Queria poder derramar a minha vida num segundo por Ti,
como água que se dá no alto de uma rocha e escorre.
Mas as coisas não são assim,
porque mesmo que a oração se faça de poesia, a vida faz-se de fidelidade!
E essa é tarefa que ainda só agora me começa a calejar as mãos…
Estamos sempre um bocado por estrear
nesta coisa de sermos verdadeiramente quem estamos chamados a ser,
e encanta-me ser o Teu enlevo.

Que olhos tens Tu, Senhor meu, que me vês assim…
Que olhos tens Tu, Dono meu, que vives e crias num desbordar permanente de alegria
pela beleza dos Teus filhos em que a gente, por aqui, vê tantas mazelas…
Que olhos tens Tu, meu Amor,
para não Te desencantares de nós nem nos desacreditar o Teu Coração…

E agora, mostra-me Jesus! Mostra-me o Re-Suscitado, faz-me vê-lo e perder-me nele de tal maneira que não seja mais possível encontrar-me sem encontrá-lo a ele de algum modo. Até chegar aquele dia em que, na minha suprema fragilidade e impotência, também a mim me levantarás de novo, até ao Teu Rosto e, com a Tua ternura poderosíssima, vais sussurrar uma palavra de salvação que, mais uma vez, percorrerá a Criação inteira: “Vive!”

Meu Dono!

Rui Santiago.

domingo, 1 de novembro de 2009

Um espectáculo de criatividade



Este vídeo é uma peça publicitária, para a qual a Olympus tirou mais 60 mil fotos, "revelou" 9.600 delas e usou 1.800 para fazer o filme que você verá abaixo e que, segundo a empresa, não tem nada de pós-produção. É uma colagem pura e simples. Um espetáculo de criatividade.

Vê que interessante a quantidade dos nossos antepassados: Pais: 2 Avós: 4 Bisavós: 8 Trisavós: 16 Tetravós: 32 Pentavós: 64 Hexavós: 128 Hep...