terça-feira, 7 de agosto de 2012

“O senhor bem sabe porque é que estou assim!”…



De facto eu não sabia.
Nem sequer desconfiava. Mas disse-o, apesar de saber que, nestas alturas, é quase ainda mais ofensivo admiti-lo…
A verdade é que era fácil de perceber que ela estava triste.
E magoada. E também dava para perceber que era comigo: os olhos habitualmente não mentem…
A beleza e o encanto da relação com os outros está na delicadeza do íntimo de cada um, que aprendemos a ir descobrindo a pouco e pouco.
Mas essa é também a grande dificuldade e o desafio de qualquer relação…
Estou constantemente a tropeçar em situações destas que me fazem lembrar muitas vezes uma história que ouvi o Pe. Peter contar há cerca de trinta anos: a de um elefante numa loja de porcelana…
É claro que o defeito não está na porcelana.
Está no elefante.
E ninguém gosta de se sentir elefante no que toca à sensibilidade.
Mesmo que escolha sê-lo como defesa para todos os equívocos e ambiguidades
das relações humanas…
Aqui há uns anos, em casa de uns amigos (já não me lembro onde…), serviram-me café numa chávena de porcelana tão fina que passei o tempo todo com medo de ficar com um bocado da chávena na boca.
Do café não me lembro. Mas lembro-me de respirar de alívio quando acabei de o beber e constatei que a chávena estava sã e salva…
Na relação com os outros e principalmente na relação com Deus são várias as escolhas que temos de fazer.
Ou optamos pela indiferença e insensibilidade, ou nos abrimos ao mistério do outro, à grandeza e à beleza de cada um, aceitando pagar o preço de, volta e meia, sentirmos o desconforto de um elefante desastrado…
Ou fixamos o nosso olhar no outro e apreciamos a beleza da relação, ou vivemos fechados sobre nós não conseguindo ver mais longe do que o elefante que somos…
O Amor e a Presença de Deus na nossa vida é uma realidade que podemos ignorar.
Ou banalizar.
Mesmo quando julgamos dar-lhe muita importância, podemos pensar nela e vivê-la sem nunca nos deslumbrarmos verdadeiramente com a beleza e grandeza infinitas desse Amor…
E também podemos ter consciência desse Amor de uma forma que nos esmaga, que nos deixa prisioneiros do medo de morrer só porque O “vimos”.
E isso acontece sempre que fixamos o olhar no elefante que há em nós e não na grandeza do Deus que nos ama e nos acolhe assim como somos, que nos conhece melhor do que nós próprios, porque somos d’Ele…

Pe. Luís Alberto Martins de Carvalho

1 comentário:

  1. "A beleza e o encanto da relação com os outros está na delicadeza do íntimo de cada um, que aprendemos a ir descobrindo a pouco e pouco.
    Mas essa é também a grande dificuldade e o desafio de qualquer relação…"

    Uma Verdade intransponível.
    Por isso, façamos o que pudermos para que: onde for que estivermos e com quem for, permitirmos que esse Amor e essa presença de Deus em nossas Vidas se torne visível, precisamente aí, na entrega ao nosso semelhante..

    Muito bonita de tão significativa aos nossos dias, esta mesma mensagem.

    dulce ac

    ResponderEliminar

Vê que interessante a quantidade dos nossos antepassados: Pais: 2 Avós: 4 Bisavós: 8 Trisavós: 16 Tetravós: 32 Pentavós: 64 Hexavós: 128 Hep...