quarta-feira, 15 de julho de 2009



Hoje é dia de São Boaventura, doutor da Igreja, um santo de enorme sabedoria e profunda humildade. E gostava de o mencionar aqui no blog.

Um dia, Frei Egídio na sua simplicidade indagou ao Frei Boaventura como poderia salvar-se, se desconhecia a ciência teológica. Ele respondeu-lhe: "Se Deus dá ao homem somente a graça de poder amá-lo, isso basta... Uma simples velhinha poderá amar a Deus mais do que um professor de teologia."

Foi ele quem escreveu:

"Não basta a leitura sem a unção,
não basta a especulação sem a devoção,
não basta a pesquisa sem maravilhar-se;
não basta a circuspecção sem o júbilo,
o trabalho sem a piedade,
a ciência sem a caridade,
a inteligência sem a humanidade,
o estudo sem a graça."
.

2 comentários:

  1. PADRE NUNO

    Meu Bom amigo,

    Tenho estado doente, como aliás o explico no meu blogue pelo que não me tenho atrevido a abrir, sequer, os blogues como o Seu, com os quais tenho sistematicamente interagido.

    Nem os leio e nem os abro porque já sei no que isso daria!

    Limito-me a alimentar o meu e pode crer, já não é pouco ...

    Isto há-de passar, se Deus o quiser e depois se verá.

    Um abraço deste Seu Amigo


    Jaime Latino Ferreira
    Estoril, 15 de Julho de 2009

    ResponderEliminar
  2. Compreendo-o perfeitamente pois eu próprio estou cada vez mais ausente porque cada vez mais preenchido no meu tempo. Por acaso tinah estranhado o seu silêncio e até pensei que, eventualmente, tivesse ido de férias. Mas agora já percebo. terei sempre todo o gosto em ler os seus comentários e saber que visita o blog. Um abraço amigo.

    ResponderEliminar

Vê que interessante a quantidade dos nossos antepassados: Pais: 2 Avós: 4 Bisavós: 8 Trisavós: 16 Tetravós: 32 Pentavós: 64 Hexavós: 128 Hep...