segunda-feira, 30 de março de 2009

Fogo na Austrália


Foto da frente de combate ao incêndio que devastou a Austrália

“A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."
Arthur Schopenhauer
.

2 comentários:

  1. Meu Caro Schopenhauer,


    Deixe-me dizê-lo de outra forma:

    Não há bondade de carácter sem compaixão, com os nossos e com os mais distantes e ninguém se pode afirmar bom se não o for com todos.

    Quem quer que seja cruel numa situação qualquer é-o, por inerência ou contágio, com todos e em todas as circunstâncias.

    Mal está quem não o sabe reconhecer ...!

    Estas coisas pegam-se!

    Jaime Latino Ferreira
    Estoril, 30 de Março de 2009

    ResponderEliminar
  2. PADRE NUNO

    ( Da caixa de comentários do meu último post, Nu, editado em primeira mão em A música das palavras )


    Bom Amigo,

    Espero ( brincadeira ! ) que não se sinta mal aqui, nesta página, entre dois nus!

    O primeiro, feminino, de Modigliani, já do século vinte, o segundo, sanguíneo, um estudo de Agnolo Bronzino, pintor renascentista e que aqui esboça um estudo, veja lá (!), para um quadro sobre o martírio de São Lourenço feito, salvo erro, entre 1565 e 1569.

    Continuo aqui o meu diálogo, sempre profícuo, Consigo:

    Escrevo neste meu poema:

    Onde cada página é uma peça
    Música
    Roupagem que se tira
    E o seu interior
    Entre-linhas com sabor

    E digo-lhe que, o que no interior das minhas primeiras páginas se trava, estas nossas reflexões, não são menos relevantes do que o que escrevo em primeira página.

    Do que estas escondem, ao ponto de involuntariamente podermos esquecer o que lá se passa mas que eu faço questão de valorizar religando umas com as outras.

    Como se, as front pages fossem um espectáculo, modéstia à parte, e o seu interior uns bastidores abertos sem os quais o espectáculo não teria lugar!

    Não se preocupe que a Sua desassombrada autocrítica e reconhecimento surpreendido ao dar-se conta como ainda não tinha constatado, do que me disse antes, ilibam-no se assim o posso dizer.

    E aqui tem como, ao sermos humildes dando a mão à palmatória, é a nossa própria autoridade que se reforça e cresce aos olhos públicos, já que público é tudo o que aqui, nos blogues, se passa!

    E era para isso que eu chamava a atenção sem particularizar, que sendo público ou temos um critério norteador da nossa práxis ou acaba por valer tudo nesta metáfora do autoritarismo que ainda o é a blogosfera.

    Este nosso diálogo, pode crer, a Sua como a minha voz, dão um contributo inestimável para o reforço da transparência e da responsabilidade nestes virtuais caminhos ainda em busca de um caminho.

    E onde se constata que na transparência, por muito que nos dispamos, mais fica por despir.

    Um grande abraço


    Jaime Latino Ferreira
    Estoril, 31 de Março de 2009

    ResponderEliminar

Vê que interessante a quantidade dos nossos antepassados: Pais: 2 Avós: 4 Bisavós: 8 Trisavós: 16 Tetravós: 32 Pentavós: 64 Hexavós: 128 Hep...